terça-feira, 7 de abril de 2015

Como é feito um anime? Explicação sobre arte e o processo de criação (parte 1)

    Hey, Otakada! Como vocês podem ver, hoje tá um dia ruim para as inimigas. Esse é o segundo post do dia, e eu ainda to preparando mais um! Sabe qual o nome disso? Lady fazendo chantagem. Mas enfim, eu percebi que nas minhas resenhas eu sempre falo muito sobre a arte, a fluência da linguagem corporal dos personagens e do traço em geral, mas não é todo mundo que entende do assunto. Por isso eu resolvi fazer esse post, para tirar de vez as dúvidas de qualquer um sobre o assunto. Antes que qualquer um fale, eu pesquisei um pouco sobre isso e dou todos os créditos para a Casa do Kame, um canal do YouTube que fez um vídeo explicando sobre isso. Link: https://www.youtube.com/watch?v=uuPXcDpRDQs . Here we go!

1- Pré-produção: 
    É o passo onde são definidas as idéias, a equipe responsável pelo anime, o design dos personagens, cores e etc. E aqui fica um recado para as inimigas: Esse foi o passo em que Akira Toriyama ajudou na produção do Dragon Ball GT, ele fez o design de TODOS os personagens (fim do mimimi em relação ao Goku criança ter "estragado" Dragon Ball), definiu as cores, formas, tamanhos, dubladores, incluiu eles no enredo, fez a ambientação e os cenários e ainda deu toda a base para a história ser formada. Os detalhes foram feitos por outras pessoas, mas a base foi TOTALMENTE feita por ele, então as recalcadas que dizem que a história é uma merda porque o Akira não participou podem ficar caladas. Pronto, fim do rage.

2- Roteiro: 
    É como um guia escrito que narra tudo que vai acontecer no episódio. Não há muito a se dizer sobre essa fase, é o roteiro gente, todo mundo sabe o que é um roteiro.

3- Storyboard: 
Exemplo de Storyboard
Exemplo de Storyboard
Exemplo de Storyboard
    Sequência de imagens que descrevem as cenas do roteiro. É como um rascunho de história em quadrinhos, então cuidado, essas imagens do storyboard NÃO SÃO AS IMAGENS QUE VÃO APARECER NO ANIME, são simples demais para isso. É normalmente usado para descrever superficialmente a cena, detalhadamente os movimentos que ocorrerão na cena, alguns sons e os diálogos.
Exemplo de Storyboard
Exemplo de Storyboard









Então, eu vou tentar explicar mais ou menos que putarias estão acontecendo no Storyboard (cada número é um quadrinho:

1) No primeiro quadrinho, tem o Gohan com uma seta indicando que ele vai entrar pela direita. Em Storyboards, setas indicam ou movimentos, ou entradas, ou saídas...podem significar várias coisas diferentes. Fiquem atentos às setas.

2) Picollo com setas indicando o movimento da sua capa. As anotações em japonês devem estar dizendo que ele aparece sobrepondo o Gohan.


3) Picollo se virando e uma seta indicando que ele vai sair pela direita.

4) Pual, Yamcha, Kuririm e Vegeta, com uma seta indicando que eles saem pela direita.

5) Chichi, Goten, Bulma e Trunks com a mesma indicação de saída pela direita.

6) Oolong e Mestre Kame com indicação de
saída pela direita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário