DOUGAS:
Então, depois dos Gengas são criados os Dougas, os desenhos que "complementam os Gengas". Por exemplo: uma cena em que o Goku dá um soco. Dês do ponto inicial em que o Goku está com o braço flexionado em posição de soco até o ponto em que o soco acerta o rosto do oponente, tem que ser feitos alguns desenhos. Esses são os Dougas. Eles são os que compõe a maior parte da sequência de animação, mas apesar disso são os mais fáceis e baratos de fazer, além de não receberem a devida atenção. Como assim? Bem, eu explico. Como os Dougas são só os intervalos entre um movimento e outro, eles passam muito rapidamente pela tela, então ninguém dá muita atenção para eles. Por isso os artistas que fazem os Dougas (os Inbituin [inubitsuimu], ou intervalistas em português) são geralmente iniciantes. Artistas em início de carreira cobram menos dinheiro, e isso é uma ótima oportunidade para as produtoras economizarem uma bolada. Tem produtoras que até terceirizam os Dougas para outras empresas, com o objetivo de economizar, óbvio. Também é importante lembrar que, assim como um Layout pode gerar vários Gengas, um Genga pode gerar vários Dougas.
Douga da Pã (já mostrei o Layout e o Genga) |
Douga 1 Dende |
Aqui eu também tenho os dois Dougas daquela cena do Dende e do Mr.Satã, mas esses só retratam o movimento do Dende. No primeiro Genga, ele estava com as mãos no rosto por causa da explosão, mas no primeiro Douga ele se levanta um pouco, e no segundo ele está de costas observando o que aconteceu. É interessante mostrar que em um Genga onde aparece mais de um personagem, normalmente são feitos Dougas onde os personagens aparecem separados, pois os movimentos de cada um tem que ser planejados e desenhados individualmente.
Douga 2 Dende |
CELULÓIDES:
E por último, antes de começar a animação propriamente dita, temos a criação dos celulóides, os desenhos que irão compor a animação. Para sua criação, os artistas redesenham os Dougas em uma folha transparente (parecida com plástico), onde na maioria das vezes são coloridos À MÃO!!!! (Isso é pras recalcadas que dizem que desenhar mangá é fácil e é coisa de desocupado).
Último desenho dessa sequência da Pam |
Esse é o celulóide da mesma cena da Pan que eu venho trazendo desde o início dessa série de posts. Dá pra ver que ele já foi todo colorido e que a única anotação presente é o "A1" no canto superior direito, que seria o número de série (número que indica a posição em que o celulóide está na cronologia do episódio).
ANIMAÇÃO:
Esse é o último passo antes do anime ser exibido nas telinhas
Enfim, depois que todos esses desenhos são escaneados, eles vão para um computador, onde eles recebem os efeitos sonoros e, se for possível, efeitos visuais. "AH MAIS LAKISUS COMU ASIM 'SI FOR PUSIVEU'?" então, como eu já disse, um episódio tem desenhos PRA CARAMBA, então sempre que possível os estúdios preferem animar no computador as cenas para poupar material, mão-de-obra e acelerar a produção de cenas mais urgentes ou que não podem ser feitas no computador. É, dá pra perceber que é um trabalho deveras complicado.
FAQ:
*Q: Quanto tempo se leva para produzir um episódio de anime?
A: Um pouco menos de uma semana, no caso de um anime semanal. Tem muitos que ainda levam menos tempo e adiantam episódios, produzindo-os préviamente (exemplo: Zettai Bouken Leviathan)
*Q: Quanto custa para produzir um episódio de anime?
A: Meu querido, prepare-se para a bomba: 200.000 REAIS. Isso mesmo, 200.000 REAIS. Realmente, tem que ser muito rica pra pagar tudo isso.
*Q: Existem animes feitos inteiramente ou quase inteiramente por computação gráfica?
A: Sim, existem, mas normalmente são animes baixo orçamento ou beeeeeem underground (exemplo: Silver Spoon)
*Q: Animes que tem Mangá são mais fáceis de produzir por causa dos desenhos que já estão no Mangá?
A: Então, eu pesquisei um pouco mas não achei uma resposta sólida para isso. Alguns dizem que facilita, outros não. Eu acho que deve sim facilitar em alguns passos, como por exemplo no roteiro, que vai ser bem resumido pois tudo que vai acontecer já está sendo contado no mangá. O Storyboard também deve ser bem simplificado, afinal os ângulos de câmera e movimentos dos personagens já estão desenhados. Lembrando que eu não estou dizendo que as produtoras podem simplesmente descartar essas etapas, só estou dizendo que elas devem ficar mais fáceis..
*Q: "AH MAIS LAKISUS INTAUM A MÃO DUS LÉKI KI FAIS WAN PIESI DEVI TA CALEJADA JA NEH?"
A: Ta, isso não foi bem uma pergunta, mas ok. É cara, as mãos deles já devem ter necrosado de tanto desenhar.
UFA! Finalmente terminei essa série. Demorou, mas terminei! Sério, essa série foi a mais trabalhosa que eu fiz aqui no Blog, principalmente por causa do trabalho que dá para achar informação e ainda mais trabalho para conseguir exemplos. Eu tive uma sorte do caramba que eu achei um vídeo da Casa do Kame (Canal do YouTube) sobre o assunto e pude tirar print dos exemplos que ele dava (os da Pan). Eu espero do fundo do meu kokoro que vocês tenham entendido tudo, qualquer dúvida é só comentar aqui em baixo. Nossa, eu acabei de terminar uma série trabalhosa e vou começar outra porque a Ladyota ta com preguiça de fazer...aiai. Aguardem novidades.
Vlws, flws, fui!
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